Oii oi queridos!
Segue aqui uma curiosidade que o Erick Grotti, colega de vocês questionou em uma de nossas aulas de sistema circulatório.
A questão do Erick foi: Professora, porque o sangue é vermelho e vemos ele azul?
Já parou pra pensar nisso? Foi uma ótima dúvida!
Segue aqui galera a resposta desta dúvida.
Ok, se o sangue é vermelho, porque vemos ele azul?!
Bom, a explicação fica por conta da física. De uma maneira simplificada, a cor que nós vemos é a forma como os nossos olhos interpretam a luz refletida pelos objetos que observamos. Absorvida a luz, esses órgãos veem o tom — ou o comprimento de onda — que o objeto “rejeita”. Sendo assim, a cor branca resulta da absorção de todas as cores, enquanto que a preta é produto da ausência de todas elas. Portanto, vemos o sangue como vermelho porque esse é o comprimento de onda que a substância reflete. Mas e quando ele se encontra sob a pele?
A pele branca não consegue absorver muita luz e reflete quase todos os raios luminosos. É por esta razão ela parece ser mais clara. O sangue — fora das veias —consegue absorver todos os comprimentos de onda, menos o vermelho, que é a cor que ele reflete. Quando se encontra dentro das veias, o comprimento de onda azul não consegue penetrar da mesma forma que o vermelho, refletindo de volta para que os nossos olhos interpretem como o tom azulado que enxergamos.
Então galera, a diferença de cores é tudo por conta da física da absorção de luz e reflexão.
Um grande abraço pra vocês!
Bom restinho de domingo chuvoso e até quarta feira!
Prof. Vivian Lie.